A categoria de futebol de robôs é uma modalidade de competição de robôs criada com o objetivo de promover a robótica e incentivar o desenvolvimento da tecnologia entre estudantes universitários. Nesta categoria, equipes de robôs autônomos se enfrentam em uma partida de futebol.
Cada equipe conta com determinada quantidade de robôs, dependendo das especificações de cada torneio. No jogo, o objetivo de cada time é similar ao de uma partida de futebol, porém as regras possuem algumas adaptações. As partidas podem ser disputadas de maneira física ou simulada.
Esta é uma competição desafiadora e emocionante que requer habilidade em programação, visão computacional, controle, eletrônica e mecânica. A Red Dragons participa de competições de nível nacional e internacional e enxerga a modalidade como uma excelente oportunidade para aprimorar as habilidades técnicas, aplicar conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação e trabalhar em equipe.
SOFTWARE
O Controle e Estratégia trabalha com software, mais especificamente com o que irá guiar a movimentação dos robôs, elaborando estratégias inovadoras e constantemente analisando melhorias para o desempenho durante os jogos. A programação é feita tanto para jogos simulados quanto para jogos com o robô físico. É utilizada a linguagem de programação Python para suportar estas atividades e um pouco do sistema operacional Linux.
ELETRÔNICA
A Eletrônica tem a missão de projetar, manufaturar e programar a placa de circuito impresso do robô. Para isso, é necessário estudar, simular e testar todas as partes do circuito eletrônico para que a placa atenda as necessidades da competição, além de programar o microcontrolador que dará vida à placa. Por fim, a área tem o objetivo de garantir um bom controle de velocidade dos motores, possibilitando uma boa movimentação.
MECÂNICA
A Mecânica é responsável por construir o corpo do robô, analisando as principais necessidades e projetando as peças de maneira a atender tais requisitos em um tamanho bastante limitado. Para esse trabalho é utilizado software CAD, impressão 3D e peças usinadas. Grande parte dos elementos do robô são feitos pela própria equipe utilizando impressoras 3D, dessa forma é possível notar o trabalho direto, desde o projeto da peça até sua confecção e aplicação.
VISÃO COMPUTACIONAL
A Visão Computacional é responsável por captar as imagens do campo e, através de software, extrair e interpretar informações sobre os robôs aliados, adversários e a bola. Com as informações recebidas através de uma câmera, são necessários algoritmos de processamento de imagens para a análise de cores e formas, com o objetivo de obter com uma boa precisão os valores de posição de centro dos robôs e da bola. Utilizamos a linguagem de programação Python para suportar estas atividades.