FUTEBOL DE ROBÔS

APRESENTAÇÃO

A categoria de futebol de robôs é uma modalidade de competição de robôs criada com o objetivo de promover a robótica e incentivar o desenvolvimento da tecnologia entre estudantes universitários. Nesta categoria, equipes de robôs autônomos se enfrentam em uma partida de futebol.

A nossa equipe projeta, programa e manufatura uma equipe de
robôs de competição nova todos os anos para participar de
competições de robótica. Os alunos tem a oportunidade de aplicar
conhecimento técnico e científico, além de desenvolver a criatividade e todas as artes da engenharia necessárias para entregar o melhor projeto possível dentro do cronograma.

Além das tarefas principais de um engenheiro, os membros da equipe também realizam atividades gerenciais e softskills como
gerenciamento de projeto e inovação, transferência de Know-How,
desenvolvimento de lideranças, gestão de conflitos e feedback.

Acreditamos que essa é a semente para o sucesso da Red a longo prazo. Queremos melhorar em todos os sentidos!

SOFTWARE

SSL-EL

Na categoria SSL-EL (Small Size League – Entry Level), as três áreas do projeto colaboram para projetar, construir e programar robôs autônomos. Um hardware robusto e inteligente é essencial para processar comandos e estratégias em milissegundos. Paralelamente, a visão computacional e controle de sistemas são responsáveis por desenvolver as diretrizes que controlam a movimentação dos robôs.

Simulation 2D

A categoria Simulation 2D é uma liga de futebol simulada, na qual, por meio de programação, são desenvolvidos 11 jogadores autônomos e inteligentes. Esses jogadores recebem informações limitadas sobre a situação do jogo e realizam ações individuais com foco na estratégia coletiva do time.

ELETRÔNICA

A Eletrônica tem a missão de projetar, manufaturar e programar a placa de circuito impresso do robô. Para isso, é necessário estudar, simular e testar todas as partes do circuito eletrônico para que a placa atenda as necessidades da competição, além de programar o microcontrolador que dará vida à placa. Por fim, a área tem o objetivo de garantir um bom controle de velocidade dos motores, possibilitando uma boa movimentação.

MECÂNICA

A Mecânica é responsável por construir o corpo do robô, analisando as principais necessidades e projetando as peças de maneira a atender tais requisitos em um tamanho bastante limitado. Para esse trabalho é utilizado software CAD, impressão 3D e peças usinadas. Grande parte dos elementos do robô são feitos pela própria equipe utilizando impressoras 3D, dessa forma é possível notar o trabalho direto, desde o projeto da peça até sua confecção e aplicação.

COMPETIÇÕES E RESULTADOS

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